Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007

Time Machine...um mito?

Uma das novas funcionalidades do Leopard que mais destaque teve foi o Time Machine, a ferramenta que permite fazer de forma muito simples um backup permanente do nosso sistema, sendo possível recuperar um ou vários ficheiros ou até mesmo recuperar todo o sistema.

Time Machine

No entanto, o Time Machine tem sido saco de pancada neste dias que antecedem o lançamento do Leopard . Ou é porque o efeito "espacial" é ridículo, ou o Time Machine não passa de uma reinvenção da ferramenta de recuperação do sistema do Windows , ou porque é preciso gastar mais uns quantos Euros num disco externo.

Pois bem, vamos desfazer o Mito!!!

O efeito "espacial" é uma forma da Apple mostrar as capacidades Core Animation numa ferramenta que veio trazer uma ferramenta de backup a um novo nível, simplificando de que maneira a tarefa ao utilizador, mesmo que este seja uma avózinha !

No entanto, ao contrário que tem sido "vendido" por essa Internet fora, o Time Machine NÃO NECESSITA, repito, NÃO NECESSITA de um disco externo para funcionar.

Basta simplesmente uma nova partição no vosso disco que tenho no mínimo a mesma dimensão da partição de sistema. Automaticamente o Time Machine , reconhece a partição e podemos definir a mesma como Disco de Backup do Time Machine . Desta forma, conseguem ter o vosso backup sempre convosco. Infelizmente esta opção, não será simples de implementar, uma vez que poucos utilizadores de Mac optam por duas ou mais partições (por opção tenho sempre 2 partições nas minhas máquinas) e os discos incluídos em portáteis não têm assim tanta dimensão para serem ocupados com sistemas de Backup , mas se não foram muito exigentes com grandes downloads e uma grande quantidade de fotos, o vosso disco poderá ser muito útil para a utilização do Time Machine .

Claro que podem sempre optar por colocar um novo disco no vosso Mac ou simplesmente ter um disco externo.

Infelizmente, ainda não consegui testar o Time Machine , porque não pretendo ocupar o espaço livre da segunda partição e o disco externo que tenho em casa está com outras funções, por isso, daqui a algum tempo, penso então num disco com uma dimensão considerável e que me permita ter as duas funções, armazenamento e backup com o Time Machine ou passo-me e perco a cabeça e compro um disco maior para o Mac .
publicado por Phil às 10:33
link do post | comentar |

Creative Commons License

|
3 comentários:
De Thiago a 28 de Outubro de 2007 às 01:48
Usar o próprio HD para fazer backup não é muito esperto. Se perder o HD, perdeu tudo, e o backup também.
De Phil a 28 de Outubro de 2007 às 04:18
A probabilidade de se perder o HD é a mesma de se perder o HD externo...portanto, depende se estamos a trabalhar com um desktop ou com um portátil. Se for um portátil, o HD externo fará todo o sentido, se for um portátil, sinceramente não me estou a ver a andar com um disco externo atrás...
De Ricardo a 23 de Junho de 2009 às 21:24
Mas a probabilidade de lixar os dois, ja é muito mais baixa ;) daí o backup, se se perde 1 tem-se o outro, agora se se faz backup para o mesmo disco, se se lixa, lixa-se tudoe nao tens que andar com o externo atras, pode ficar em casa apenas para os backups

Comentar post

Subscrever Feed


AddThis Feed Button


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Apple (Portugal)

Fnac

LojaMac.com

Mac Zone - Apple Center

Sagres

Tou Aqui Tou Aí

Vobis

Outros Revendedores em Portugal



Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
Technorati


Creative Commons License
Dr. MacPhil by Phil is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
Based on a work at drmacphil.blogs.sapo.pt.