Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007

A Boa...Escolha!

Ontem, por motivos que não importam muito, tive que dar "uma vista de olhos" num Tsunami, como sabem, uma marca nacional da JP Sá Couto. Pessoalmente, não tenho nada contra os senhores, mas aquilo vem instalado com....vocês já sabem...isso mesmo...com o Windows Vista.

MacBook - Tsunami

Em termos de hardware, a máquina vem muito simpática, perfeitamente ao nível dos novos MacBooks , com plataforma Santa Rosa, com um processador mais lento (1.6GHz), é certo, mas com 2GB de RAM e uma placa gráfica semelhante aos novos MacBooks.

Bom, mas o que importa mesmo é o Windows Vista. De facto, voltar a mexer no Vista, fez-me perceber, OUTRA VEZ, que a melhor coisa que fiz nos últimos tempos, foi ter comprado um Mac e ter o Mac OS X como sistema operativo. À minha volta, vi muitas pessoas impressionadas com os "novos" efeitos visuais do Vista e pensava o que já tinha ouvido muitos a dizer:

"Mas, mas o Tiger há muito que tinha estes efeitos!!!"

A mesma pessoa que comprou o Tsunami, foi a mesma pessoa que viu o MacBook e não ficou convencida. Tal como escrevi sobre o Wireless, também aqui a questão preço é fundamental. Há, de facto uma diferença de preço entre PCs e Macs , com desvantagem para os Macs , mas valerá mesmo essa diferença?

Para já, devo referir que a diferença é bastante menor. Por exemplo, o iMac mais barato custa 1.088 Euros. Sendo um modelo desktop , pergunto se não é um produto acessível?

Porque razão, as pessoas no momento de decidir (quando há dúvidas, claro) acabam por comprar um PC? É mais compatível? Há mais programas? É mais barato (custo global)?

Quanto à compatibilidade, direi apenas que muitos dos programas que usava em Windows , continuei a usar em Mac . O Firefox é só um dos exemplos. Office? Meus amigos, as soluções gratuitas NeoOffice ou OpenOffice cumprem muito bem o seu papel, mas o iWork 08 dá boa conta de si. Obviamente temos aqueles programas mais específicos como o AutoCad, mas meus amigos, há o Boot Camp e os programas de virtualização do Windows e dessa forma, podem instalar o Windows num Mac e ter os 2 sistemas operativos. Com a abordagem sobre a compatibilidade, de alguma forma, já explico que a questão dos programas é quase um mito e não será com certeza um motivo para optar por um Mac.

Quanto ao custo global, sinceramente, parece-me que um Mac ficará mais barato, a médio longo prazo. Necessita (potencialmente) de menos suporte ou seja, menor necessidade de resolução de problemas, o pack de programas disponíveis é muito interessante para o utilizador comum (Mac OS X / iLife) e há de facto, uma diferença no Interface, que permite claramente uma melhoria substancial na produtividade. Naturalmente, a fiabilidade e a estabilidade do Mac OS X, dão mais garantias que um Windows nunca dará, sobretudo o Windows Vista.

Como já referi, noutro post, a questão estará sempre do lado do utilizador e nas tarefas que ele pretende executar. Em função disso, deverá escolher o sistema operativo que mais se adequa às suas necessidades.

Em suma, parece-me que a diferença de preço vale bem a pena e esta coisa de pertencer a uma espécie de elite (apesar do cenário actual de crescimento), também tem a sua piada. Espero, no entanto, que esta massificação da Apple, não vá prejudicar a excelente imagem que a Apple tem junto das suas "bases" e que possa chegar, cada vez mais a um maior número de pessoas.

Curiosamente, o polémico e conhecido cronista, blogger e podcaster, John C. Dvorak, escreveu um artigo no site da PC Magazine, abordando a questão VistaGate e os problemas que isso trazido para a Microsoft e quais as consequências no mercado.
publicado por Phil às 19:16
link do post | comentar |

Creative Commons License

|

Subscrever Feed


AddThis Feed Button


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Apple (Portugal)

Fnac

LojaMac.com

Mac Zone - Apple Center

Sagres

Tou Aqui Tou Aí

Vobis

Outros Revendedores em Portugal



Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
Technorati


Creative Commons License
Dr. MacPhil by Phil is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
Based on a work at drmacphil.blogs.sapo.pt.