Sábado, 8 de Setembro de 2007

Entradas e saídas de som no Macbook

Aparentemente, esta dica não fará muito sentido, mas trata-se de um pequeno detalhe que poderá induzir em erro os mais distraídos e aqueles que usam bastante as funções de gravação de som de um Mac, neste caso de um Macbook.

Como sabem, a maior parte dos portáteis, já têm embutido um pequeno e discreto microfone, mas sempre de qualidade duvidosa. No entanto, todos eles têm entradas normais de audio para phones e microfone, as típicas entradas para "jacks" verde e cor-de-rosa, respectivamente.

Vamos supor que acabou de comprar o primeiro Mac, que até é um Macbook e quer fazer uma chamada ou ligação através do Skype ou pretende gravar um ficheiro de som no Garage Band.

Naturalmente pega nos phones com microfone incorporado e liga-os às duas entradas que estão no lado esquerdo do Macbook. De certeza que todo vai funcionar, mas o microfone que esteve sempre a funcionar foi o do Macbook e não o dos phones, uma vez que a segunda entrada do Macbook é Line In e não de Microfone.

Nas imagens que seguem, podem confirmar a posição de cada um dos componentes referidos.




Isto acontece porque os senhores da Apple, optaram porque colocar uma nova entrada de som, diferente dos habituais microfones, uma vez que o microfone embutido nos Macs tem uma qualidade muito aceitável. Assim, o som canalizado pela entrada de "Line In" terá que vir pré-amplificado, o que não acontece com os clássicos phones que utilizamos nos computadores.

Caso, queiram efectivamente utilizar o microfone dos vossos phones, poderão fazê-lo com dispositivos audio externos, que poderão ser ligados por USB, como é o caso do Icemat Siberia USB, que é compativel com PC e Mac.



Como podem ver na imagem, este dispositivo, dispõe das habituais entradas Line Out (Verde) e Microfone (Cor de Rosa). Caso queiram comprar uns phones novos, podem optar por uma solução da marca Altec, que podem encontrar, por exemplo, na Fnac ou na Worten, em que os phones são vendidos em conjunto com um dispositivo USB semelhante ao Icemat Siberia USB.

Portanto, caso comprem um Macbook e tentem utilizar os phones com microfone, tenham calma, porque não é a entrada do microfone que está avariada.

Esta foi a primeira de muitas dicas que espero publicar no blog.


Tags:
publicado por Phil às 15:45
link do post | comentar |

Creative Commons License

|
2 comentários:
De Vinci a 14 de Setembro de 2008 às 10:34
olá,
não achei este produto para comprar em nenhum lugar... onde comprou?
De Phil a 14 de Setembro de 2008 às 15:26
O que tenho actualmente não é o Icemat e julgo que foi comprado, salvo erro, no El Corte Ingles.

O Icemat, sem bem me recordo, foi comprado na Chitek (http://www.chiptec.net/), embora o produto já não apareça no catálogo actual.

De qualquer forma, acredito que este adaptador esteja disponível em lojas mais pequenas de electrónica e informática, como no Metro das Picoas, no Softclub e até mesmo na Chip7 e afins. Falando da zona de Lisboa, claro.

Comentar post

Subscrever Feed


AddThis Feed Button


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Apple (Portugal)

Fnac

LojaMac.com

Mac Zone - Apple Center

Sagres

Tou Aqui Tou Aí

Vobis

Outros Revendedores em Portugal



Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
Technorati


Creative Commons License
Dr. MacPhil by Phil is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
Based on a work at drmacphil.blogs.sapo.pt.