Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007

iMovie '08 - Análise #1

O iMovie '08 é, sem dúvida, nos últimos, o segundo aplicativo do iLife que mais tenho utilizado, logo a seguir ao iPhoto.

iMovie '08

Na imagem que se segue, fiz um pequeno esquema com as diversas áreas do iMovie '08, uma aplicação, segundo a Apple, criada de raíz para permitir aos utilizadores criar vídeos com boa qualidade de edição e montagem, em tempo record.

iMovie '08

- Projectos:
Na zona de projectos, tal como já acontece neste tipo de software, temos acesso à lista dos diversos projectos que temos criado. Na versão anterior, cada projecto correspondia a uma nova janela, agora numa única janela temos acesso a todos os projectos.

- A nova "Timeline":
Neste caso, continuo a chamar-lhe timeline, mas, em bom rigor, esta nova funcionalidade nada tem a ver com uma clássica timeline. É nesta área que vamos implementar e trabalhar todos compomenentes do projecto.

- Preview:
Tal como o nome indica, esta é a zona do iMovie, onde podemos ver no momento, qual será o resultado final do que estamos a editar.

- Eventos:
Esta é a área que mais se aproxima da antiga área de clips da versão anterior do iMovie. Mas, a Apple ignorou completamente a interacção com o "drag and drop". Neste caso, como já uso um 2º botão no rato, basta clicar com o botão direito para surgir o menu que permite a adição de novos vídeos para futura utilização. A Apple chamou-lhe "Events" ou "Eventos" em bom português.

- "Timeline" do Evento:
Mais uma vez estou a atribuir uma denominação menos correcta, mas não estou a lembrar-me de outra. Nesta área podemos pré-visualizar o evento e é a partir daqui, que podemos seleccionar total ou parcialmente um Evento e arrastar para a área de edição à qual também chamei de "Timeline".

- Add Ons:
Nesta área temos todos os componentes que podemos adicionar ao nosso vídeo, como outros vídeos, fotos, transições ou legendas e títulos. Os críticos dizem que a Apple reduziu de forma drástica as opções neste zona do iMovie. Sinceramente, parece-me que a redução foi feita ao essencial.

Para já, devo referir que sou um utilizador mais virado para as fotos e som, sendo o vídeo, o formato que fica de lado, mas, ultimamente, em virtude da instalação do novo iLife, tenho experimentado o novo iMovie, sobretudo, espicaçado pelo facto do novo iMovie ter sido saco de pancada, assim que chegou às mãos dos primeiros utilizadores. Curioso, decidi explorar o melhor que consigo no novo iMovie.

Os primeiros vídeos que criei no iMovie '08, já estão online ("Os Lobos vs As Princesas" / "iPhone Unlock") e a sua realização teve parcialmente a ver com os testes com o iMovie, nomeadamente ao nível da rapidez e eficácia na criação dos vídeos, sendo que, o nível de dificuldade também é baixo. Afinal de contas, o desafio de quem desenho esta nova aplicação era criar um vídeo de férias em 20 minutos.

Num caso, a ideia era juntar dois vídeos diferentes com títulos e legendas ao longo do vídeo com algumas frases. Todos os componentes tinham aplicado um efeito de "fading".

Noutro caso, tinha um vídeo com mais de 10 minutos e tendo em conta os limites dos sites de partilha de vídeos, como é o caso do Sapo, teria que cortar o filme ao meio. Também neste caso, houve utilização do "fading".

Foram vídeos relativamente simples de criar e editados com uma rapidez apreciável. Mas o que se nota mais é a aceleração dos processos à medida que vamos criando material no iMovie. Isto é relativamente normal e natural em qualquer software que estamos a descobrir pela primeira vez. No entanto, neste caso, é clara essa evolução ao longo do tempo. Hoje mesmo, criei um novo vídeo, mais uma vez, "Os Lobos" foram o objecto a ser trabalhado. Neste caso, o vídeo original tinha os primeiros 7 minutos da transmissão do jogo Portugal - Nova Zelândia a contar para o Mundial de Rugby que está a ser disputado em França. O vídeo tinha a entrada das equipas, os dois hinos e o ritual Maori, o Haka. Neste caso, o objectivo era criar um vídeo somente com o hino de Portugal e o Haka da Nova Zelândia e dois títulos antes de cada momento. Em pouco mais de 5 minutos de edição, o resultado foi este:


Link do Vídeo

Portanto, consegui em cerca de 5 minutos, reduzir o tempo do vídeo de 7 minutos para 2 minutos e com o essencial do vídeo.

Agora falta aumentar o nível de complexidade dos vídeos. Sobreposição de som, utilização de fotos, transições entre componentes, de forma sincronizada com a música de fundo, etc.

Esta foi a primeira análise à minha experiência com o iMovie '08. Caso avance na experiência com este novo editor de vídeo, naturalmente publicarei um novo post.


Tags:
publicado por Phil às 00:23
link do post | comentar |

Creative Commons License

|

Subscrever Feed


AddThis Feed Button


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Apple (Portugal)

Fnac

LojaMac.com

Mac Zone - Apple Center

Sagres

Tou Aqui Tou Aí

Vobis

Outros Revendedores em Portugal



Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
Technorati


Creative Commons License
Dr. MacPhil by Phil is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
Based on a work at drmacphil.blogs.sapo.pt.