Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

O Gato e o Rato - A Guerra continua...

Hoje, tenho estado bastante divertido a ler as notícias que vão chegando sobre o pessoal que tem um iPhone desbloqueado ou "hackeado" e que resolveu arriscar e instalar o novo update do iPhone.

Pois bem, parece que a Apple tinha a lição bem estudada e de facto, começam a surgir os primeiros resultados de updates feitos ao iPhones desbloqueados e sobretudo, quais são as alterações embutidas nesta actualização. Uma delas, ao que parece, altera o IMEI (isto é legal?) do iPhone para que a Apple saiba quais são os iPhones "alterados".

Portanto, estamos perante um dos momentos altos da tal guerra do Gato e do Rato que o Jobs referia.

Entretanto, na Net, já correm dicas sobre algumas soluções para repôr a situação ou simplesmente voltar a pôr o iPhone a funcionar novamente. Até é sugerido, que mentira aplicar nas Apple Stores, para ver a sua situação resolvida.

iPhone - PSP

Mas, escrevia eu, no início do post que estava divertido perante estas notícias, porque esta situação lembra-me uma outra. Estou a falar da Guerra com a Sony, por causa, sobretudo da PSP (Playstation Portable para os mais distraídos). Alguns de vocês, saberão com certeza que a consola portátil da Sony, tem sido alvo dos "hackers", para que fosse possível ter uma PSP com a Firmware actualizada, mas que permitisse correr jogos a partir do cartão de memória, jogos que podiam ser obtidos pelas vias que vocês conhecem.

Pois bem, o processo é simples. Encontrou-se uma espécie de Golden Firmware que permite ter umas quantas "portas" abertas e a partir desse firmware, é possível personalizar todos os outros que se seguiram. Então temos um conjunto de firmwares oficiais e em paralelo, um conjunto de firmwares alternativas, com as mesmas funções, mas com a tal possibilidade de correr o que não era suposto poder correr. Estou naturalmente a falar de jogos a partir do cartão de memória.

Pegando no exemplo da Sony, parece-me plausível que aconteça o mesmo à Apple e ao seu iPhone. Isto é, ter várias equipas de desenvolvimento a trabalhar em firmwares alternativos (desconheço se será tecnicamente possível...mas...nunca se sabe...), ou seja, o ponto de partida, neste caso, para o Golden Firmware do iPhone, seria a versão 1.0.2 e a partir desta, seria possível, neste caso, criar uma versão alternativa da versão 1.1.1, lançada no dia de ontem, partindo do pressuposto que o iPhone não seria oficialmente actualizado de 1.0.2 para 1.1.1, fosse um iPhone desbloqueado ou não.
Desta forma, tal como existe um "mercado" paralelo para a PSP, de firmwares alternativos, também para o iPhone será possível que isso aconteça, reafirmo, se for tecnicamente possível.
Aliás, as equipas que desenvolveram o software para desbloquear o iPhone, poderão agarrar no know-how de quem tem conseguido "hackear" com sucesso a PSP. Bem sei, que falamos de dispositivos completamente diferentes, mas acho que há uma "bagagem" e conhecimento que poderá ser eficazmente aproveitado para o iPhone.

Agora fica a pergunta novamente: Afinal, quem é o Gato e o Rato?


Tags:
publicado por Phil às 21:49
link do post | comentar |

Creative Commons License


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO