Sexta-feira, 5 de Outubro de 2007

Mac numa TV Analógica

Actualmente, muitos de vocês já têm em casa a bela da TV, já com tecnologia LCD ou Plasma, que permite fazer ligação através do conector de HDMI, facilitando assim as ligações aos actuais dispositivos digitais, como Máquinas Digitais de Vídeo, Consolas e PCs/Macs, por exemplo.

Como por estes lados, fala-se sobretudo do universo Apple, vamos pensar somente na ligação de Macs às televisões, mas que ainda sejam televisões analógicas, ainda com a clássica ligação Scart, porque por estes lado, ainda não houve oportunidade de fazer upgrade das televisões. Para ser sinceramente, também não se justifica, porque em Portugal tem-se um LCD ou Plasma por moda e não porque os conteúdos existentes o justifiquem. Mas, adiante...

Para todos os cenários vai sempre precisar de 3 adaptadores, tenham um MacBook ou um MacBook Pro e um Mac Mini.

Adaptadores

No caso do MacBook, a saída de vídeo é Mini-DVI e deverá ser adquirido um adaptador Mini-DVI para Vídeo (RCA). Este adaptador custa cerca de 20 Euros.

Mac Mini

Se estivermos a falar de um MacBook Pro ou Mac Mini, a saída de vídeo é a DVI e também neste caso será possível adquirir um adaptador que tem custará os mesmos 20 Euros.

Como estes adaptadores já temos uma forma de transferir o vídeo do Mac numa TV analógica, no entanto, falta-nos o adaptador que nos permitirá ter som e ligar a TV via Scart.

Para concluir a ligação, basta comprar um cabo Scart/RCA com 3 "jacks" de vídeo e som (esquerda e direita). O "jack" de vídeo, que normalmente é amarelo, é ligado ao adaptador Apple de vídeo que referimos anteriormente. Os "jacks" de áudio, são ligados a um splitter adaptador de áudio que será ligado ao Mac na saída de áudio onde normalmente ligamos os Phones.

Depois de todos os dispositivos ligados, podemos configurar os mesmos através da opção "Displays" no System Preferences, nomeadamente as resoluções e se queremos mostrar o mesmo conteúdo nos dois monitores, isto é, no Mac e na TV.

System Preferences

Quanto à qualidade da imagem, não poderei dizer que é excepcional, no entanto, se quiseremos utilizar este processo para ver as belas séries que "adquirimos" na Internet, garanto-vos que vale bem a pena, sobretudo porque evitamos as (demoradas) conversões para DVD ou outras. O ideial era mesmo ter as séries convertidas para um formato lido pelo iTunes (filme + legendas), para poder usar o Front Row numa TV ou então pensar mais seriamente na AppleTV, onde evitamos a utilização de um adaptador.

Se tiverem dúvidas sobre este processo, poderão deixar as vossas questões nos comentários ou enviar um mail.


Tags:
publicado por Phil às 21:04
link do post | comentar |

Creative Commons License

2 comentários:
De ArmPauloFerreira a 5 de Outubro de 2007 às 22:47
Muito bom este artigo.
Não necessito desta ligação mas é interessante a abordagem.
E sem dúvida que o mais correcto era um AppleTV. Também há artigos por aí na net que debatem a ligação de um AppleTV a TV analógica via scart.
Portugal é um país diferente e certas coisas não passam de boas intenções. HD aqui? Ui...

Já agora dá uma saltada no meu blog. Tenho sido leitor teu há algum tempo e tens tido uma referência no meu há algum tempo também...
De mWm a 6 de Outubro de 2007 às 12:39
Bom post. Só não concordo contigo quando dizes que ter um LCD, em Portugal, é por moda e não porque os conteúdos o exigem.

Em Portugal já existem empresas a fornecer conteúdos HD por cabo e agora mais recentemente por fibra.

No entanto, não é so TV que se vê com um LCD. Pegas num DVD e reproduzes num CRT com "20m" de caixa e projectores lá para dentro e não tens metade da qualidade de um LCD com 10cm de caixa, cristais líquidos e uma resolução de 1280x800 [que nem o DVD tem].

De qualquer maneira a AppleTV é uma boa opção embora "não" dê para reproduzir divx/xvid. Digo "não" porque com uns hacks vai lá, mas oficialmente não dá. O que é pena.

Interessou-me o post porque estou a montar um media center home made. Comprar as pecinhas todas [com as features iguais às da AppleTV] e ligar à TV. Pego no portátil e no pc media center... ligo ambos ao router... e quando tenho séries ou filmes no pc é so mandar para o pc media center que está na sala e vejo no big tv. Ainda por cima há muita série 720p e mesmo 1080p, embora a minha tenha 1280x800 e portanto dê 800p, só me serve as 720p.

Comentar post

Subscrever Feed


AddThis Feed Button


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Apple (Portugal)

Fnac

LojaMac.com

Mac Zone - Apple Center

Sagres

Tou Aqui Tou Aí

Vobis

Outros Revendedores em Portugal



Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO
Technorati


Creative Commons License
Dr. MacPhil by Phil is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
Based on a work at drmacphil.blogs.sapo.pt.