Segunda-feira, 15 de Outubro de 2007

Blog Action Day - Lixo Electrónico

Blog Action Day

Hoje decidi juntar-me ao movimento Blog Action Day, abordando uma questão que de uma forma ou de outra, nos afecta a todos, quando queremos deitar fora, o chamado "Lixo Informático", seja PC ou Mac, embora um dos tópicos seja mais dedicado aos proprietários de produtos Apple, marca que já foi acusada de não criar produtos "verdes", o que até pode ser verdade, mas veremos mais à frente que dispõe de outros instrumentos para ultrapassar essas acusações.

Vamos então deixar 5 dicas úteis para quem pretender dar uma "nova vida" ao "lixo electrónico":

ebayVender:
Não esperem fazer lucro ao vender o vosso PC ou Mac, mas se tentarem vender, por exemplo, através do ebay, o universo de potenciais compradores aumenta, havendo sempre interessados em verdadeiras "pechinchas" ou porque são coleccionadores ou porque estão à procura de partes de uma determinada máquina. Neste caso, o lucro será não ter aquele "monstro" a ocupar espaço.

Em jeito de aventura, poderão sempre recorrer ao pano e ao delicioso e típico espaço da Feira da Ladra em Lisboa, às Terças e Sábados bem cedinho.

A Greener ApplePrograma de Reciclagem da Apple:
A Apple, na compra de um novo computador, aceita o antigo hardware, de qualquer marca, estejamos nós a falar de um monitor CRT, periféricos ou da própria caixa.

Desconheço em que moldes este sistema funciona em Portugal. No entanto, a Sociedade Ponto Verde está registada como parceira da Apple a nível nacional como entidade que poderá proceder à recolha do vosso hardware.



PontoVerdePara mais informações podem contactar:
Ponto Verde
Site: http://www.pontoverde.pt
Tel: 21 414 73 00

Freecycle:
A rede Freecycle (www.freecycle.org) é uma organização sem fins lucrativos e um movimento de pessoas interessadas em manter os bens materiais fora dos aterros e das lixeiras. Este grupo está representado em todo o mundo através de representações locais. Em Portugal, está representado em Aveiro, Braga, Lisboa, Porto e Coimbra e são grupos que estão abertos a todos os que querem "reciclar" algum objecto especial em vez de o deitar fora. Seja uma cadeira, um aparelho de fax, um piano ou uma porta velha, sinta-se livre para o afixar. Ou talvez esteja a procurar adquirir para si! Os grupos sem fins lucrativos também são muito bem-vindos a participar!

FreeCycle


Placa GráficaÀs peças:
Mesmo as "partes" de um computador "morto" poderão ser bastante úteis no futuro, seja para reparar ou equipar outra máquina, seja para a venda dessas partes da mesma forma que foi referida na primeira dica, através da Internet ou meios, mais tradicionais.





Doação para Igrejas, Escolas ou OMG's que actuem em Países de Terceiro Mundo:

Existe por vezes algum preconceito nesta opção, mas façam-no. Acreditem que estarão sempre dar mais um sorriso a quem não tem mesmo possibilidade de aceder aos encantos da tecnologia e acreditem que ainda há muita, mas muita gente que não tem acesso à tecnologia.

AMI

Este foi o meu contributo, simples, é certo, para o Blog Action Day. Espero que tenham compreendido a mensagem subjacente:

Lixo Electrónico no Lixo: NÃO!

Como vimos, existem pelo menos 5 formas de evitar o Lixo, que poderão conseguir algumas "coroas" ou algum divertimento e aventura ou até alguns sorrisos e em última instância é o Planeta Terra que agradece.
publicado por Phil às 17:52
link do post | comentar |

Creative Commons License

1 comentário:
De kincas a 16 de Outubro de 2007 às 10:26
Ainda não ouviu falar no REEE?
Por lei TODOS os comerciantes de equipamentos Eléctricos e Electrónicos são obrigados a aceitar o "velho" seja de qual marca for. Depois têm de o encaminhar na cadeira (até ao fabricante ou importador) para este tratar da sua reciclagem. Ou ele mesmo tem esses meios ou então tem de estar associado a quem tenha capacidade para tal.
Dec. Lei 20/2002 e outros.

Comentar post


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO