Sexta-feira, 26 de Outubro de 2007

Time Machine...um mito?

Uma das novas funcionalidades do Leopard que mais destaque teve foi o Time Machine, a ferramenta que permite fazer de forma muito simples um backup permanente do nosso sistema, sendo possível recuperar um ou vários ficheiros ou até mesmo recuperar todo o sistema.

Time Machine

No entanto, o Time Machine tem sido saco de pancada neste dias que antecedem o lançamento do Leopard . Ou é porque o efeito "espacial" é ridículo, ou o Time Machine não passa de uma reinvenção da ferramenta de recuperação do sistema do Windows , ou porque é preciso gastar mais uns quantos Euros num disco externo.

Pois bem, vamos desfazer o Mito!!!

O efeito "espacial" é uma forma da Apple mostrar as capacidades Core Animation numa ferramenta que veio trazer uma ferramenta de backup a um novo nível, simplificando de que maneira a tarefa ao utilizador, mesmo que este seja uma avózinha !

No entanto, ao contrário que tem sido "vendido" por essa Internet fora, o Time Machine NÃO NECESSITA, repito, NÃO NECESSITA de um disco externo para funcionar.

Basta simplesmente uma nova partição no vosso disco que tenho no mínimo a mesma dimensão da partição de sistema. Automaticamente o Time Machine , reconhece a partição e podemos definir a mesma como Disco de Backup do Time Machine . Desta forma, conseguem ter o vosso backup sempre convosco. Infelizmente esta opção, não será simples de implementar, uma vez que poucos utilizadores de Mac optam por duas ou mais partições (por opção tenho sempre 2 partições nas minhas máquinas) e os discos incluídos em portáteis não têm assim tanta dimensão para serem ocupados com sistemas de Backup , mas se não foram muito exigentes com grandes downloads e uma grande quantidade de fotos, o vosso disco poderá ser muito útil para a utilização do Time Machine .

Claro que podem sempre optar por colocar um novo disco no vosso Mac ou simplesmente ter um disco externo.

Infelizmente, ainda não consegui testar o Time Machine , porque não pretendo ocupar o espaço livre da segunda partição e o disco externo que tenho em casa está com outras funções, por isso, daqui a algum tempo, penso então num disco com uma dimensão considerável e que me permita ter as duas funções, armazenamento e backup com o Time Machine ou passo-me e perco a cabeça e compro um disco maior para o Mac .
publicado por Phil às 10:33
link do post | comentar |

Creative Commons License

3 comentários:
De Thiago a 28 de Outubro de 2007 às 01:48
Usar o próprio HD para fazer backup não é muito esperto. Se perder o HD, perdeu tudo, e o backup também.
De Phil a 28 de Outubro de 2007 às 04:18
A probabilidade de se perder o HD é a mesma de se perder o HD externo...portanto, depende se estamos a trabalhar com um desktop ou com um portátil. Se for um portátil, o HD externo fará todo o sentido, se for um portátil, sinceramente não me estou a ver a andar com um disco externo atrás...
De Ricardo a 23 de Junho de 2009 às 21:24
Mas a probabilidade de lixar os dois, ja é muito mais baixa ;) daí o backup, se se perde 1 tem-se o outro, agora se se faz backup para o mesmo disco, se se lixa, lixa-se tudoe nao tens que andar com o externo atras, pode ficar em casa apenas para os backups

Comentar post


Contacto E-Mail



Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Apple Stores

iMac Touchscreen

Primeira Encomenda - Fina...

Aí estão os primeiros núm...

Últimas do iPhone...

Primeira Encomenda - Upda...

Auch!! Essa Doeu!!

Primeira Encomenda





Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

blogs SAPO